O Hiperdia é um programa da Atenção Primária à Saúde destinado a pacientes hipertensos e diabéticos a fim de realizar ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes com essas patologias.

Na manhã do dia (16), aconteceu na Unidade Básica de Saúde, uma ação do Programa da Atenção Primária á Saúde – Hiperdia.

Esse programa vem sendo executado, com o objetivo de manter um cuidado especial com quem sofre de hipertensão arterial ou popularmente conhecida como “pressão alta”, e como o Diabetes.

As atividades coletivas do HIPERDIA são coordenadas pelas Estratégias de Saúde da Família , contemplando pacientes de todas as micro áreas da cidade e também da zona rural.

As ações que acontecem semanalmente, incluem: consulta com médicos, aferição de pressão arterial e de glicemia, peso e altura, consulta odontológica, consulta nutricional e acompanhamento dos Agentes Comunitários de Saúde.

Administração se faz com participação.