A Prefeitura Municipal, através da Gerência Municipal de Meio Ambiente lançará nesta quarta-feira (11), a Campanha Municipal Contra Queimadas Rurais e Urbanas no município.

Segundo Adriano Jandrey , Gerente Municipal de Meio Ambiente, o objetivo da campanha é promover a conscientização da população urbana e rural do município sobre os danos e riscos ambientais e sociais provocados pela prática de queimadas, bem como reduzir os focos de calor e incêndios criminosos e ilegais durante o período de estiagem do ano.

De acordo com a Lei n° 9.605 de 1998, a queimada ilegal é crime ambiental, passível de multas e prisão, quanto autuado em flagrante.

As queimadas provocam grandes impactos socioambientais, causando poluição do ar, liberação de gases de efeito estufa, redução da cobertura vegetal, destruição de habitats naturais, extinção de espécies da fauna e flora, além de afetar a saúde humana, agravando os problemas respiratórios e doenças como a Covid-19.

"Todos sofremos com os transtornos provocados pelas queimadas. E em meio a Pandemia do coronavírus, a situação requer ainda mais atenção. Não iremos medir esforços para inibir as queimadas e contamos com a sociedade para nos ajudar a combater esse crime em nosso município", diz Coordenadora da Defesa Civil Eva Gubert .