O governo do Estado iniciou nesta quarta-feira (2) a Semana do Meio Ambiente realizada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Neste ano, o evento também aborda os Desafios da administração pública frente as mudanças climáticas.

A abertura contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, o secretário Jaime Verruck da Semagro, o diretor-presidente do Imasul, André Borges, o presidente da Assembleia Legislativa Paulo Corrêa, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira e a representante da WWF-Brasil, Flávia Szukala Araújo.

O evento foi transmitido ao vivo no YouTube do Imasul.

O secretário Jaime Verruck iniciou falado sobre o Contexto de Mato Grosso do Sul perante os acordos do Governo Federal junto à Cúpula do Clima. "Existe uma tendência de aquecimento e não podemos evitar, mas tomar medidas que mitiguem os impactos. O estado Carbono Neutro é uma meta do Governo e temos atuado em busca do desenvolvimento sustentável, com o equilíbrio econômico e ambiental em todos os âmbitos”.

O diretor-presidente do Imasul, André Borges destacou as ações ambientais realizadas e apresentou o projeto de Transformação Digital do Imasul, que vai digitalizar processos e modernizar os procedimentos. "Uma diretriz estadual de modernizar o sistema ambiental público que inclui Sistema de Licenciamento Ambiental Digital, Aplicativo de Fiscalização Ambiental e Módulo de Automonitoramento (SIGMA)”. Investimento que soma R$ 3 milhões.

Governador Reinaldo Azambuja destacou que com a Transformação Digital do Imasul, o Estado soma 74 serviços digitais implantados, uma revolução para o Governo e o cidadão, que passa a ter mais facilidade no acesso aos serviços públicos. Também chamou a atenção para as questões climáticas mundiais, e a necessidade de atitudes. "se não nós comprometermos em reduzir a emissão de gases de efeito estuda, cada dia mais temos problemas graves. Precisamos nos manter comprometidos com a sustentabilidade".

Prefeito Guga , fala da importância desta Transformação Digital do Imasul,” o primeiro grande benefício é a redução de custos operacionais. A tecnologia muitas vezes ajudará a reduzir alguns custos do dia a dia, além de tornar o processo muito mais prático e automatizado, permitindo que consiga reduzir gastos”.

Acompanhando o Prefeito estava o Gerente Municipal de Meio Ambiente Adriano Jandrey.