Publicado em 10/05/2019 às 12:07, Atualizado em 17/11/2020 às 12:29

Prefeitura de Novo Horizonte do Sul em parceria com a Semagro e Agraer realizam treinamento sobre adequação de estradas rurais em Novo Horizonte do Sul

Assessoria de Comunicação,
divulgação

Foi realizado em Novo Horizonte do Sul nos dias 07, 08, 09 e 10 de maio de 2019 o treinamento teórico e prático de adequação de estradas rurais, ministrado pela equipe técnica da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em parceria com Prefeitura Municipal de Novo Horizonte do Sul.

O treinamento foi direcionado aos gestores municipais, gerentes e operadores de máquinas e demais técnicos das prefeituras da região, além do município sede. Além de Novo Horizonte do Sul, participam representantes de Deodápolis, Nova Andradina e Ivinhema.

“No ano passado a prefeitura de Novo Horizonte do Sul nos solicitou apoio e traçamos um plano emergencial para tratar do problema. Os técnicos da Agraer e do Imasul fizeram um estudo e iniciamos a atuação na região. Agora, realizamos esse treinamento, que é fundamental, pois as erosões contribuem para a degradação das estradas e aumentam os custos de manutenção das estradas vicinais, que recaem sobre o Poder Público”, comenta o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

O Prefeito Marcilio Alvaro Benedito acompanhou o desenvolvimento do treinamento e ficou contentente com o resultado positivo, Novo Horizonte do Sul vem sofrendo devido às erosões que atingem uma grande parte do município.

As aulas práticas foram ministradas na região da microbacia Toca do Ipê, em Novo Horizonte do Sul. No local, a Agraer, Semagro, prefeitura, Sindicato Rural e produtores desenvolvem ações de conservação de água e solo há cerca de um ano.

Toda a área foi terraceada e agora as estradas serão adequadas ao sistema de conservação, melhorando o controle de águas pluviais e a trafegabilidade.