Documento, elaborado pela gestão municipal e lideranças locais em parceria com o Sebrae, vai nortear a execução do programa na cidade

Com medidas de biossegurança, como a exigência do uso de máscaras e número restrito de participantes, representantes da Prefeitura Municipal de Novo Horizonte do Sul, lideranças locais, empresários e agricultores do município, reuniram-se com uma equipe do Sebrae/MS, nesta quinta-feira (27), no Anfiteatro Municipal José Farias Leal, para estabelecer as ações de melhorias para a cidade.

Como parte do programa Cidade Empreendedora, aderido pela primeira vez por Novo Horizonte do Sul em 2021, a reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo (OPP) que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento vai nortear a execução deste primeiro ciclo do Cidade Empreendedora em Novo Horizonte do Sul com a proposta de promover a inovação, melhorar a dinâmica e o ambiente de negócios, aumentar o desempenho empresarial e fortalecer a governança.

De acordo com o prefeito de Novo Horizonte do Sul, Guga, o encontro foi bastante positivo. “Tivemos a oportunidade de trocarmos experiências e traçarmos planos para o desenvolvimento da nossa cidade. Foi um momento de grande lucratividade para todos nós, pois discutimos projetos, respeitando os limites econômicos do nosso município e conhecendo a realidade de todos os setores produtivos. Parabéns ao Sebrae pela iniciativa e parabéns a todos que participaram. Que nós possamos colocar em prática tudo o que discutimos hoje”, ressaltou o gestor.

Segundo João Renato Arceno do Canto, consultor do Sebrae, responsável por conduzir a oficina, as ações de melhoria para o município envolvem três pilares: fortalecimento do comércio local, a promoção de cultura e lazer, e o incentivo a agricultura familiar, que é considerado um dos eixos mais importantes.

“Como o município nasceu de um assentamento, a agricultura familiar é uma área bastante considerada pelas lideranças locais, então, vamos promover ações para dar suporte aos pequenos produtores e agregar valor ao que é produzido no município, como fomentar o surgimento de um polo de queijo artesanal. Também prevemos capacitações e consultorias para os produtores em áreas como gestão financeira, por exemplo”, esclareceu o consultor.

Os pequenos negócios também vão ser apoiados com oficinas mensais de inovação para o varejo e curadorias em marketing digital. A proposta é oferecer conhecimento para que o empresário possa melhorar as vendas e o desempenho do empreendimento. Já no âmbito da cultura e lazer, uma das ações previstas é o projeto “Escola Cidadã”, que propõe a abertura das escolas aos finais de semana com atividades extracurriculares para os alunos e ações para a comunidade. Nessa mesma vertente, também existe um trabalho voltado para fortalecer a “Feira da Lua” que já é realizada no município todas as quartas-feiras à noite.

O consultor do Sebrae pontuou que, na oficina, percebeu-se um grande envolvimento dos gestores públicos e das lideranças locais para fazer com que as ações sejam executadas no município. “Todos estão engajados e enxergam o programa Cidade Empreendedora como uma chance de ter um planejamento para o desenvolvimento da cidade. Nós elencamos 35 ideias e foram priorizadas 8, a partir de agora, vamos dar as mãos e trabalhar juntos em prol delas”, concluiu João Renato.

A oficina resultou em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e a partir dele será feito o Plano de Desenvolvimento Econômico para o município. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente, quando vai ser elaborado um cronograma de execução das ações.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.