Publicado em 01/08/2019 às 10:16, Atualizado em 17/11/2020 às 12:29

Após quase 2 anos de muita luta Novo Horizonte do Sul receberá R$ 1.069.550,68 para recuperar danos causados pelas fortes chuvas

Assessoria de Comunicação,

Novo Horizonte do Sul após muita luta e por insistência do Prefeito Marcilio Alvaro Benedito ao qual correu atrás indo para Brasilia-DF e Campo Grande-MS, para conseguir recursos para o município, que sofre muito desde 2017 devido as erosões causadas devido as fortes chuvas.

Nesta terça-feira (30), A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC autorizou o repasse de recursos ao município no valor de R$ 1.069.550,68 (um milhão e sessenta e nove mil, quinhentos e cinquenta reais e sessenta e oito centavos) para ações de recuperação e resposta emergenciais para a Prefeitura de Novo Horizonte do Sul. Os recursos serão utilizados para reparar danos causados por chuvas intensas e enxurradas no município em 2017.

Os valores mencionados nas portarias serão destinados para:

Construção de ponte de concreto (12 m x 5 m), a ser executada na estrada vicinal da Linha 13, com recursos Federal no valor global de R$ 241.949,23 (duzentos e quarenta e um mil, novecentos e quarenta e nove reais e vinte e seis centavos);

Reconstrução canal trapezoidal na estrada vicinal Linha Boa Sorte, com recursos Federal no valor total de R$ 69.364,32 (sessenta e nove mil, trezentos e sessenta e quatro reais e trinta e dois centavos);

Construção de galeria a ser executada na estrada vicinal da Linha Gaúcha, com recursos Federal no valor total de R$ 225.205,58 (duzentos e vinte e cinco mil, duzentos e cinco reais e cinquenta e oito centavos);

Construção de galerias a ser executada nas estradas vicinais da Linha Santa Rosa, com recursos Federal no valor total de R$ 284.478,29 (duzentos e oitenta e quatro mil, quatrocentos e setenta e oito reais e vinte e nove centavos) e Linha do Matão no valor total de R$ 248.553,23 (duzentos e quarenta e oito mil, quinhentos e cinquenta e três reais e vinte e três centavos), totalizando o montante de R$ 1.069.550,68 (um milhão e sessenta e nove mil, quinhentos e cinquenta reais e sessenta e oito centavos) em todas as ações de recuperação a serem realizadas no município de Novo Horizonte do Sul.

Entre o fim de 2017 e o início do ano passado, Novo Horizonte foi castigado por fortes chuvas que danificaram estradas vicinais e acessos à cidade. Em agosto de 2018 o município decretou emergência devido ao aumento de erosões e voçorocas, principalmente na zona rural. Desde então, ocorreu o reconhecimento da situação pela Defesa Civil Estadual e a remessa do pedido de ajuda a Brasília, que teve resposta quase um ano depois.

A Linha da Amizade e a estrada que dá acesso as fazendas entram numa segunda etapa da recuperação, ao qual ocorrerá uma possível mudança no projeto passando de galerias para pontes.

“O próximo passo agora é aguardar a transferência dos recursos do Minstério de Desenvolvimento Regional, para que seja dado o inicio das recuperações em nosso município o mais breve possível. Afinal são quase dois anos de espera desses recursos.”, disse o Prefeito Marcilio.