Publicado em 20/02/2018 às 15:53, Atualizado em 17/11/2020 às 12:29

Mensagem do Prefeito Marcílio Alvaro Benedito para Abertura dos Trabalhos Legislativos na Câmara Municipal de Novo Horizonte do Sul

Assessoria,
Cb image default
Mandy Biagi

Na noite desta segunda-feira, dia 19 de fevereiro de 2018, aconteceu na Câmara Municipal de Novo Horizonte do Sul a Sessão Solene da Abertura dos Trabalhos Legislativos.

O Prefeito de Novo Horizonte do Sul Marcilio Alvaro Benedito, neste ato representado pela Chefe de Gabinete Margarida Mateus, enviou uma mensagem de boas vindas a todos e resumidamente contou um pouco como foi o ano de 2017.

Segue mensagem que foi lida aos vereadores, gerentes municipais e para população presentes na sessão:

Senhor Presidente da Câmara Municipal de Novo Horizonte do Sul, vereador Ademir de Oliveira.

Senhoras Vereadoras, Senhores Vereadores, Senhoras e Senhores,

Quero saudar a todos os presentes e aos Excelentíssimos Vereadores desta Casa, na pessoa do Presidente Ademir de Oliveira, neste dia importante em que os Senhores retomam os trabalhos no segundo ano da legislatura.

Primeiramente gostaria de lembra que não existe projeto político de um homem só, por isso precisamos de humildade para reconhecer que não se constrói nada sozinho. Portanto, venho para proclamar minha crença pessoal de que somente a estreita colaboração entre o Executivo e o Legislativo nos permitirá superar os desafios e garantir o crescimento de Novo Horizonte do Sul.

Agradeço a todos os integrantes desta Casa pela forma democrática que foram tratados todos os Projetos de Leis encaminhados durante o ano de 2017 para Vossa apreciação e lembramos das várias conquistas que foram alcançadas durante esse ano, as quais sem essa harmonia e cooperação entre Executivo e Legislativo não seriam possíveis.

Desse modo, é indispensável lembrar de algumas Leis aprovadas e sancionadas durante o ano de 2017, dentre elas a Lei Ordinário da PROEMPRESA que visa a promoção do empreendedorismo, incentivando a criação de novas micro, pequenas e médias empresas e o fortalecimento das empresas que já existem no Município ou que queiram nele se implantar, fazendo assim, que haja um desenvolvimento social e econômico de maneira competitiva e auto-sustentável em nosso Município.

Não obstante a isso, trazemos também a esse momento as Leis Complementares relacionadas ao IPTU, ISS bem como a Reestruturação Organizacional da Prefeitura Municipal de Novo Horizonte do Sul que também ocorreu no ano que se findou, tudo isso sempre em parceira com essa Colenda Casa de Leis.

Assim, esperamos que essa boa relação se estenda para o ano legislativo de 2018 para que possamos continuar buscando o desenvolvimento de nosso município e a qualidade de vida para toda nossa população.

Para finalizar, faço um breve relato das ações desenvolvidas em 2017, com o objetivo de prestar contas a esse Parlamento e a toda população, respeitando sempre a transparência na gestão:

Na Educação obtivemos grandes avanços e conquistas no ano de 2017, fizemos aquisição de um veiculo 0 km SPIM com capacidade para o transporte de 07 pessoas, aquisição de 50 aparelhos notebook para atender as necessidades dos nossos professores, aquisição e instalação de 18 aparelhos climatizadores de ar sendo 10 emenda parlamentar e 08 adquiridos com recursos próprios, aquisição parque infantil, berços e colchões e outros materiais para Centro de Educação Infantil Luan kaiber Miranda, reforma do laboratório de informática e aquisição de 20 computadores para atender a necessidades dos alunos, aquisição de 03 bebedouros, aquisição de diversos utensílios domésticos, realização da manutenção básica de da frota do transporte escolar, aquisição e distribuição de uniformes para atender a rede municipal de ensino . Celebramos convenio para cêdencia de funcionários para Escola de Educação Especial Renascer APAE, através do Fundo nacional de desenvolvimento da educação básica –FUNDEB , por último celebramos convênio por meio de repasse financeiro para atender a Associação dos universitários de Novo Horizonte do Sul com objetivo de contribuir para formação profissional de nossos jovens e adultos que buscam a formação em nível superior. Na área de esporte realização do campeonato municipal de futebol Society a fim de valorizar o esporte local . Por fim, foram varias ações realizadas e ainda temos muitas outras a serem desenvolvidas com intuito de buscar o desenvolvimento da educação em nosso município.

Na Saúde foram realizados nos mais de 42 mil atendimentos nos ESF Urbano e Rural, foram 484 pacientes transportados para outros municípios para diversos atendimentos, foram realizados 5.525 Atendimento Odontológico, foram em torno de 24 mil visitas dos agentes de saúde, e ainda foram adquiridos 01 veiculo tipo ambulância e um veiculo Etios por meio de emenda parlamentar com contrapartida do município para o transporte de pacientes, foram realizados aquisições de medicamentos ABC Farma para distribuição gratuita as famílias que necessitam, foram 26 cirurgias, realizamos convênio com Hospital e Maternidade Novo Horizonte para contratação de médicos, funcionários e manutenção em geral são mais de 2 milhões investidos somente no hospital, a saúde de nossa população vem sendo tratada com carinho buscando atender com excelência e qualidade .

Gerência de Obras e Infra-estrutura apesar de termos maquinário do município parte está totalmente sucateado e a outra parte necessitando de alto investimento para recuperação, o que vem, nesse início de gestão, prejudicando a prestação de serviço de recuperação da malha viária, trazendo prejuízo ao transporte urbano e rural, incluindo o transporte escolar. Foram encontradas inúmeras Pontes de Madeira em péssimo estado de conservação e outro grande número de pontos críticos nas estradas rurais, colocando em risco a integridade física da população. Mas mesmo com a escassez de recurso já realizamos varias obras de recuperação de estradas, ponte e dutos garantindo assim a trafegabilidade e o escoamento da produção.

A Gerência Municipal Assistencial é responsável pela Gestão Básica da Política Municipal de Assistência Social em Novo Horizonte do Sul, atuando de forma integrada com órgãos governamentais e instituições não governamentais que, compõem a Rede de Garantia de Direitos no Município. Dirigidos prioritariamente aos cidadãos, grupos e famílias que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, os serviços mantiveram-se organizados, em dois níveis de proteção social: básica e especial, tendo o território como espaço de expressão da cidadania e reconquista dos direitos sociais. São executadas ações de proteção social básica para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e desenvolvimento de potencialidades das famílias com ênfase nas ações de geração de trabalho e renda. Para as famílias e indivíduos em situação de risco são desenvolvidas ações de proteção social especial, com vistas à reestruturação familiar, elaboração de novas referências afetiva e reintegração social.

Foram realizados 786 atendimentos aos indivíduos e suas famílias, sendo realizadas 484 visitas pelos técnicos do centro de referência e assistência social-CRAS, distribuição de 121 cestas básicas e 140 cobertores foram distribuídos para aquecer o frio de centenas de pessoas. Foram ainda realizados cerca de 500 atendimentos para cadastro único e programa bolsa família, foram atendidos 58 idosos e 114 crianças e adolescentes 06 e 09 a 15 anos no serviço de convivência e fortalecimento dos vínculos ofertados no centro de referência e assistência social CRAS .Por meio do fundo estadual de assistência social celebramos convênio com a escola de educação especial renascer APAE com repasse financeiro de 42 mil reais durante o ano de 2017 para atendimentos de indivíduos e suas famílias ,temos em nossos registros 79 individuos e suas familias recebendo beneficio de prestação continuada-BPC e 116 familias recebendo bolsa família com isso temos injetados no comercio local mais de 1 milhão de reais ao longo do ano de 2017 contribuindo assim para o desenvolvimento do nosso municipio.

Na Agricultura foram realizados vários cursos com objetivo de qualificar nossos produtores e produtoras rurais buscando agregar valor a produção local e gerando novas fontes de renda foram realizados em diversas áreas entre eles Negócio Certo Rural, atendendo produtores de hortifrúti, Projeto Mais Leite, atendendo produtores na melhoria da pastagem, Curso de cultivo de mandioca, curso de piscicultura, que reuniu produtores interessados no projeto, Curso de Primeiros Socorros, curso de processamento de carne de frango. Foram entregues 23 unidade habitacionais do Programa Nacional de Habitação Rural -PNH-RURAL e ainda realizamos o cadastramento de mais 80 famílias para novos projetos em andamento, estamos em processo de instalação da agroindústria para processamento de frutas e mandioca, estamos buscando parceria para realizar a instalação do abatedouro de frango .

Na Gerência de Administração e Finanças podemos reaver nossa credibilidade com comércio local e regional, podemos fechar nossas contas e realizarmos com pontualidade o fechamento das nossas folhas de pagamento, cumprindo o índice estabelecidos em lei, mesmo diante da redução dos repasses dos recursos destinados ao nosso município. Foram devidamente cumprido todos os índices de investimento em educação, saúde e assistência social.

Nesse ano, vamos trabalhar com todo cuidado e responsabilidade, executando o orçamento com transparência e honestidade, centrando nossas prioridades na saúde, na educação e nos programas sociais que busquem sempre a valorização do ser humano e sua vida. Para isso, vamos contar, sem dúvidas, com o apoio solidário desta Casa Legislativa, com o discernimento e a maturidade política dos vereadores que, hoje, iniciam a legislatura que, certamente, marcará a história de Novo Horizonte do Sul-MS.

Novo Horizonte do Sul-MS, 19 de fevereiro de 2018.

Marcílio Alvaro Benedito

Prefeito Municipal de Novo Horizonte do Sul/MS