Publicado em 01/11/2017 às 15:28, Atualizado em 17/11/2020 às 12:29

Prefeitura de Novo Horizonte do Sul incentiva o cultivo de urucum

Assessoria de Comunicação,
Foto: Mandy

Com o intuito de fomentar a produção de Urucum em Novo Horizonte do Sul, a Prefeitura de Novo Horizonte do Sul através da Gerência de Agricultura com a parceria da Agraer realizou uma palestra no Auditório José Farias Leal na manhã desta quarta-feira dia 01 de novembro.

A palestra foi ministrada pelo produtor Edimilson Gonçalves, membro da Associação dos Produtores de Urucum de Ivinhema e representante de uma empresa do estado de São Paulo. “O urucum é uma planta rústica, adaptada ao nosso solo e clima, de fácil manejo, e com mercado comprador garantido. É uma boa alternativa para diversificação da propriedade, podendo somar com a pecuária leiteira, atividade predominante nas pequenas propriedades do município”, explicou o coordenador regional da Agraer de Nova Andradina, Sandro Polloni.

“Escolhemos o urucum porque muitas são as chances da cultura vir a ser implantada em Novo Horizonte do Sul, onde um grande grupo de produtores já manifestou o interesse”, conta o Prefeito Marcilio Alvaro Benedito.

A palestra foi realizada com as parcerias da Prefeitura de Novo Horizonte do Sul por meio da Gerência de Agricultura e Agraer, o evento contou com a presença de produtores rurais e diversas autoridades do município, o Prefeito Marcilio Alvaro Benedito, a Chefe de Gabinete Margarida Mateus, o Gerente de Agricultura Evandro Fortuna, a Diretora Departamento de Desenvolvimento Rural Fabiana Duarte de Oliveira Schultz, o Presidente da Câmara Daniel Alves, Vereadora Regiane Camargo, Vereadora Lucinéia Almeida, Vereador Delso Benedito, Vereador Izequiel, Vereador Chiquinho, representantes da Agraer o Sr. Sandro Polloni, o Sr. José Simião Filho, o Sr. Edno Martins Vicentine de Novo Horizonte do Sul.

Para o inicio da produção de urucum Novo Horizonte do Sul a Prefeitura dará um incentivo ao produtor ou produtora rural, garantindo assim a maior parte dos gastos com o inicio do plantio do urucum.

Os produtores voltaram a se reunir em outras oportunidades para continuar o projeto, aqueles que têm interesse em participar procurar o Gerente de Agricultura Evandro Fortuna ou a Diretora Departamento de Desenvolvimento Rural Fabiana Duarte de Oliveira Schultz na Gerência de Agricultura de Novo Horizonte do Sul.

Urucum – Conhecido também como colorau, a demanda pela matéria-prima, urucum, no mercado está em alta desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs o uso limitado de corantes sintéticos, principalmente nos alimentos, para evitar eventuais ações cancerígenas.

Exemplos de sucesso de Ivinhema foram utilizados na palestra porque, na cidade, o cultivo do urucum foi potencializado há 10 anos. Na época, a parceria entre a prefeitura e produtores possibilitou o plantio das primeiras lavouras da cultura, envolvendo 12 famílias de agricultores familiares.

Com a troca de experiências, aliada as parcerias e assistência técnica foi possível à expansão da atividade no município, que hoje conta com mais de 100 produtores de urucum.