Publicado em 28/01/2020 às 14:04, Atualizado em 17/11/2020 às 12:29

PREFEITURA DE NOVO HORIZONTE DO SUL INCENTIVA A PRODUÇÃO DE URUCUM

Assessoria de Comunicação,

O Prefeito de Novo Horizonte do Sul Marcilio Alvaro Benedito juntamente com o Gerente de Agricultura Eduardo Abrão e equipe estiveram na tarde desta segunda-feira, dia 27 de janeiro realizando uma visita no sítio do senhor Gerson da Cunha Belido que produz urucum no município.

O produtor rural plantou em uma área de 03 alqueires na Linha Santa Rosa em junho de 2018, foram 07 mil pés de urucum da variedade precoce, ao qual a primeira colheita foi em 2019, produzindo 0,5 kg por planta, somando 3.150 kg na área total, foram vendidos a R$ 3,00 reais o kg totalizando o valor de R$ 9.450,00.

Gerson explica que já na Linha da Erveira plantou em uma área de 15 alqueires em setembro de 2018 e em setembro de 2019, totalizando 39 mil plantas, sendo 28 mil da variedade precoce e 11 mil da variedade verde limão, está área ainda não foi colhida.

Nas duas áreas o produtor rural plantou o total de 46 mil pés de urucum em 18 alqueires e as próximas colheitas acontecerão em fevereiro e junho de 2020, com previsão de colher 1 kg por planta este ano, com preço estimado entre R$ 4,00 e 5,00 por kg.

O Produtor Gerson Belido relatou ser uma boa alternativa para os proprietários de pequenas áreas de terra, ressaltando ainda que é uma atividade com baixo custo de implantação e manutenção, demandando mão de obra apenas no período de colheita.

A Prefeitura teve parceria com o produtor antes da pantação durante o preparo do solo para o plantiu.

O objetivo da visita foi mostrar que é possível sim uma renda através da plantação do urucum, a Prefeitura de Novo Horizonte do Sul através da Gerência de Agricultura em 2020 continua incentivando o plantio do urucum no município através do “Projeto Família no Campo”.

Confira o video com um bate papo com o produtor de urucum Gerson Belido.